terça-feira, 19 de julho de 2016

Senhores governantes, queremos educação de qualidade!


É necessário investir mais e sempre para melhorar a nossa educação. Em janeiro, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) divulgou o índice de desenvolvimento da Educação de 128 países. O Brasil aparece na incômoda 88ª posição segundo dados do governo, quase todas as crianças têm acesso ao ensino básico no país.

Sem acesso ao ensino básico, os governantes criam seres acéfalos.

É grande a porcentagem de alunos que repetem o ano e que acabam tendo que abandonar os estudos porque precisam trabalhar para sobreviver. A chamada "taxa de sobrevivência" (alunos que ingressam no 1º ano e chegam ao 5º no prazo previsto) derruba o Brasil no ranking. 

Os efeitos desse processo afetam o dia a dia dos educadores até hoje: escolas sucateadas, turnos de aula multiplicados, salários baixos e fuga da classe média da escola pública. 

Temos de recuperar o tempo perdido e resolver problemas como o analfabetismo que afeta 15 milhões de brasileiros.

Temos uma clara desigualdade de acesso às tecnologias de informação e comunicação entre a zona rural e a urbana.

Existem muitas avaliações mal pensadas e mal feitas, cujos resultados não revelam nada de significativo e nem levam a reparos. A avaliação distrai do importante: a aprendizagem. Estudar para uma prova não é aprender.

Quanto menor o nível educacional, mais satisfeitas e mais conformadas as pessoas estarão com o sistema escolar. 

Será que não está na hora de repensarmos o modelo escolar arcaico que aprisiona e há décadas dá sinais de falência?

Até quando as escolas vão continuar com seis aulas de matemática e nenhuma de cidadania, solidariedade ou artes?

Porque não param de construir obras faraônicas e começam a investir naquilo que realmente é essencial para o crescimento do país?

Até quando o Brasil vai “informando” gente que não é crítica, que não pensa, que não age, que não é bom cidadão?

Quando será que vocês perceberão que toda essa demagogia que é feita em prol da educação não adianta mais para nos manipular?

Chegou a hora de os governantes pararem de construir obras faraônicas e investir naquilo que realmente é essencial para o crescimento do país e para o futuro da nação.

Os políticos brasileiros descobriram há muito tempo que povo sem cultura é facilmente manipulável e, portanto, não têm interesse na solução dos problemas na educação. Tudo que se tem feito a respeito é pura demagogia

Avançar na direção de uma educação de qualidade implica, justamente, que a cidadania se informe melhor a fim de saber por que e como reivindicá-la.

Senhores governantes, queremos educação de qualidade!